Central de Marcação de Consultas:

Atendimento das 07h às 19h45

(51) 3230-2600
Cuidados pré e pós operatórios para cirurgias plásticas
O bom resultado de uma cirurgia plástica não depende apenas do procedimento médico, ele depende muito de hábitos e cuidados que o paciente deve tomar antes e depois de passar pela operação. A atenção e interesse nas consultas anteriores à cirurgia, assim como as seguintes, são fundamentais para resolver dúvidas, junto do seu médico, sobre o que deve e não deve ser feito nesses períodos.
Veja a seguir alguns cuidados básicos para seguir nos períodos pré e pós operatórios de uma cirurgia plástica:

No pré operatório
- O cuidado com a alimentação deve ser redobrado, já que a anemia ou falta de nutrientes podem dificultar a cicatrização e retardar a recuperação.
- Se o paciente for fumante, deve abandonar o cigarro pelo menos 30 dias antes do procedimento, pois a droga diminui a circulação sanguínea e também piora o processo de cicatrização.
- As mulheres que tomam anticoncepcional também devem pausar a ingestão do medicamento, considerando que ele aumenta o risco de coagulação do sangue.
- A hidratação mais frequente da região a ser operada ajuda a deixar a pele mais elástica e diminui o risco de formação de estrias após o procedimento.

No pós operatório
- O cigarro, assim como os anticoncepcionais e anticoagulantes devem ser evitados por pelo menos 30 dias após a operação.
- Banhos e lugares quentes também devem ser evitados no período após a cirurgia plástica por facilitarem o sangramento da área operada.
- O sol também é um risco durante esses dias, pois pode aumentar o inchaço, assim como facilitar o sangramento e o surgimento de manchas na pele.
- O paciente deve tomar cuidado para não fazer movimentos que forcem a cicatriz, considerando que o tecido precisa de cerca de 45 dias para recuperar a força.
- Acima de tudo, o paciente deve seguir todas as indicações orientadas pelo médico durante as consultas anteriores à cirurgia, assim como nas de acompanhamento.