Central de Marcação de Consultas:

Atendimento das 07h às 19h45

(51) 3230-2600
Outubro Rosa
 
O Outubro Rosa uma campanha de conscientização mundial que tem como objetivo principal alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. O nome da campanha remete à cor do laço, que é um símbolo internacional usado na luta, conscientização e prevenção do câncer de mama.  

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

Atualmente, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando quase 25% de todos os casos de câncer. A Região sul tem uma das maiores incidências de câncer de mama no Brasil  Com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, o que mostra sua relação com estilos de vida e ambientes mais urbanizados. 

As maiores taxas de mortalidade são observadas na Região Sul e nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Pernambuco (dados do INCA). 

Os Principais Sinais e Sintomas do Câncer de Mama são: 

Não há uma única causa. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. 

  • O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, especialmente a partir dos 50 anos. 
  • Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. 
  • O ato de amamentar também é um fator protetor. 

A importância do diagnóstico precoce e da mamografia O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Segundo estudos, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, em torno de 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. (Fonte: Inca - Instituto Nacional do Câncer). 

Além do exame de toque, a mamografia é o principal método para o rastreamento da doença, e recomendado pela OMS e Ministério da Saúde para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Faça exames regularmente e se detectar qualquer sintoma, procure um médico ou uma unidade de saúde. Vamos abraçar e tocar esta causa. Ajude a conscientizar amigas e familiares. 

Centro Clínico Mãe de Deus, cuidar da sua saúde é a nossa prioridade!