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5 dicas importantes para quem tem o intestino preso
A prisão de ventre é um problema que se caracteriza, principalmente, pela baixa frequência de eliminação das fezes, além de vir acompanhado de sintomas como dores abdominais, necessidade de muito esforço para eliminar as fezes, sangramento e, também, insatisfação após a eliminação. Muitas pessoas acreditam que a solução para essa condição é o uso de laxantes, mas o uso desse tipo de medicamento pode agravar a situação, causando lesões nas paredes do intestino, assim como a constipação irreversível, tornando a pessoa completamente dependente dessas substâncias.
Mudanças na dieta e em alguns hábitos do dia a dia podem ser o melhor remédio para a prisão de ventre. Com apenas 5 medidas que você pode facilmente implementar na sua rotina, você vai viver com muito mais saúde e disposição. Vamos conhecê-las?

Confie nos probióticos
Os alimentos probióticos são extremamente benéficos para a saúde gastrointestinal, pois possuem bactérias que resistem à digestão, auxiliando com o bom funcionamento do intestino e reduzindo a produção de gases. As fontes mais comuns de probióticos são alimentos como o iogurte e o leite fermentado.



Fibras solúveis não podem faltar
Alimentos como maçãs, morangos, verduras, trigo e aveia são essenciais para regular o trânsito intestinal, facilitando a digestão e eliminando os sintomas da prisão de ventre. Não esqueça de fazê-los sempre presentes no seu dia a dia.

Fibras insolúveis também são importantes
Além das fibras solúveis, as fibras insolúveis também facilitam muito a sua digestão. Elas não só previnem a prisão de ventre, como retêm água para deixar as fezes mais macias. Exemplos desses alimentos são os grãos integrais, verduras e farelos de trigo e soja.

Não esqueça da água
Como as fibras insolúveis retêm água, é preciso balancear esse efeito consumindo água diariamente. Sem esse equilíbrio, o baixo nível de líquidos no organismo pode agravar os sintomas da prisão de ventre.

Para completar, um pouco de exercício
Os exercícios físicos também podem ajudar durante a digestão! Isso acontece porque, quando nos exercitamos, nossos órgãos são "massageados", o que estimula o seu melhor funcionamento. Por isso, realizar cerca de meia hora de caminhada por dia já pode ajudar você a combater os males da prisão de ventre.