Central de Marcação

de Consultas 24h
(51) 3230-2600
5 dicas para evitar a rinite sazonal
A época de troca de estação, especialmente para outono e primavera, é sempre um convite de mão cheia para a rinite. Algumas pessoas convivem com ela durante toda vida, conhecendo muito bem os sintomas de espirros, coriza e nariz entupido, mas para uma parte da população, as crises podem ocorrer poucas vezes ao longo da vida, especialmente durante essa época do ano.
Será que existe algo que podemos fazer para evitar esses quadros de rinite sazonal? O Centro Clínico Mãe de Deus tem as dicas perfeitas para você passar essa época do ano sem acabar com todos os lenços da casa.

Identifique a origem
O primeiro passo para prevenir a rinite sazonal é descobrir quais fatores causam as suas crises. Normalmente, as rinites têm origem alérgica, mas também podem ser desencadeadas a partir de alguma gripe devido à mudança de temperatura. Pacientes de asma também costumam ter maior predisposição para sofrer uma crise. Identificar a origem e os gatilhos das suas crises irá ajudar a perceber quais hábitos devem ser mudados e atitudes evitadas para prevenir os sintomas da rinite.

O ar condicionado
Durante a mudança de estações, o ar condicionado pode ser um grande aliado na batalha contra as crises de rinite. Quando sua manutenção está em dia, ele pode ajudar a isolar a poluição da rua, assim como o excesso de pólen no ar durante a primavera. Para prevenir crises de rinite, o ar condicionado deve ser mantido em temperaturas amenas, entre os 24 e 25ºC e ser utilizado junto de um umidificador, para evitar que o ar seco prejudique a situação.

Eliminando os ácaros
Os ácaros vivem em ambientes quentes e úmidos, e se alimentam dos restos de pele morta que se misturam com a poeira. Manter a casa, e em especial os armários, secos e arejados é uma boa solução para acabar com a proliferação de ácaros.

Troque a roupa de cama com frequência
Falando nos ácaros, a roupa de cama como lençóis, travesseiros e cobertas são o lugar perfeito para eles e, por isso, é importante trocar e lavar a roupa de cama com água quente pelo menos uma vez por semana. Outra medida importante é manter o quarto ventilado e exposto ao sol, para diminuir a ocorrência dos ácaros na cama.

Evite cheiros fortes
Essa é uma dica que devemos seguir o ano todo para evitar a rinite alérgica, mas o cuidado deve ser redobrado durante as épocas de troca de estação. Perfumes e produtos químicos, como produtos de limpeza, com cheiros muito fortes são grandes desencadeadores dos sintomas da rinite alérgica, por isso sempre prefira aqueles produtos com perfumes neutros que não causem crises de rinite.